02 dezembro 2013

Resenha: Destrua Este Diário

Páginas: xx
Editora: Intríseca
Edição: 1
Ano: 2013
Comprar*: Livraria Cultura 
Há algum tempo atrás (umas duas semanas) eu estava em uma das páginas literárias que sigo e tinha alguém mostrando esse livro. No dia seguinte minha mãe decidiu ir no shopping e eu acabei comprando ele. Eu fiquei apaixonada pela ideia de destruição criativa da autora. Mas estava chegando o aniversário de uma amiga e eu acabei dando pra ela de presente (por que ela me pediu e eu tinha esquecido de comprar algo pra ela e ia dar presente só na semana seguinte do aniversário dela). Fui comprar um novo no site da saraiva e tchã-ran: Esgotado. Ai eu consegui na livraria cultura. E cá estou eu com meu novo livro, pronto pra ser destruído.
Bom, o Destrua Este Diário é um livro interativo, cheio de instruções/missões a serem cumpridas. "Criar é Esculhambar" e com essa frase ele mostra que é, basicamente, para estimular criatividade nos 'leitores' (?)
Começa com uma lista de matérias um tanto bizarra, que inclui cheiros, chiclete, saliva, terra, medos, gordura,... algumas instruções de como usar o diário e uma página para você por: Seu nome (de diferentes maneiras), seu telefone e seu endereço, e ainda deixa um aviso: se alguém encontrar o livro, deve abrir em qualquer página, seguir a instrução e só então devolver... As instruções são bem divertidas e desafiam os perfeccionistas que adquirem o livro, (tipo eu) logo de cara já pede para arrebentar a lombada do livro, e eu fiquei pensando: "Mas eu nunca abri um livro novo inteiro, justamente para não estragar a lombada e aí eles me pedem pra arrebentar a lombada dele?", enfim... Vai ser uma tarefa difícil mas mensalmente/semanalmente eu vou postar o processo de destruição do meu diário aqui no blog, e no instagram em tempo real. Comentem se preferem posts semanais ou mensais...
Se quiserem ver mais detalhes e mais pessoas destruindo eu recomendo: @destruindoodirario@destruaessediario e @destruindoestediario

Sinopse: ‘Wreck This Journal’ é um livro ilustrado que contém uma perturbadora coleção de tarefas que pedem aos leitores que juntem suas melhores habilidades em erros e bagunças para completar as páginas do livro (ou destruí-las). Através de uma série de criativas e ilustradas tarefas, Keri Smith quer encorajar seus leitores em atos “destrutivos” – deixando buracos em páginas, adicionando fotos e estragando-as, manchando páginas com café, pintando fora das linhas e mais – com o objetivo de experimentar o verdadeiro processo criativo. Através da sensibilidade de Keri, leitores são introduzidos a uma nova maneira de fazer arte, descobrindo maneiras de escapar do medo de páginas em branco e entrando completamente no processo criativo. 
P.S. Eu só dei 4 estrelas por que é muito difícil pra mim fazer todas as tarefas dele. Mas virou um dos meus livros favoritos (:
P.S.S. Quando eu terminar eu farei uma nova resenha contando a experiência.


* Os links de compra deste post renderão ao blog uma comissão em caso de venda realizada.
 
 

2 comentários:

  1. Eu não sei se eu teria essa coragem não... Mas vou adorar acompanhar vc destruindo ele...

    ResponderExcluir

Diga o que achou deste post (: